Do It Yourself!! é uma animação que esteve no meu radar por alguns meses. Isso porque a Helena já tinha comentado sobre ele com o time editorial aqui da Cúpula.
Já era um anime que mostrava certo charme só de assistir ao trailer. E bom, talvez não seja novidade, mas amo esses slice of life fofinhos que podem servir facilmente de comfort anime.
Assim na nossa ultima reunião das regras de 3, menino André apontou o dedo para minha pessoa, e afirmou: Toma que é seu!
Ok… Talvez não tenha sido assim que aconteceu… Mas o que importa é que fiquei feliz por poder escrever sobre este anime!
- Gêneros: Comédia, Slice of life
- Estúdio: Pine Jam (Gamers!, Gleipnir, Kageki Shoujo!!)
- Diretor: Yoneda, Kazuhiro (Akatsuki no Yona, Gleipnir)
- Material fonte: Original
- Onde assistir: Crunchyroll
- Novos episódios: Quartas-feiras
Do It… Yua Serufu!?
Yua Serufu, nossa protagonista, é uma garota desastrada e que vive no mundo da lua. Sempre divagando nas suas ideias e sonhando muito, tanto dormindo quanto acordada. Ela vive com sua mãe e seus três animais de estimação: Pochi, Tama e Meat – Um cão, um gato e um porquinho.
Além de tudo ela é uma pessoa bastante relaxada (no sentido de ser tranquila mesmo, descontraída), a ponto de nem ligar muito para o que as outras pessoas dizem sobre ela ou o que ela faz.
Para a, clara, decepção de sua amiga de infância, Miku – a quem Yua sempre chama pelo apelido de Purin – elas foram aprovadas em escolas diferentes no ensino médio.
Enquanto Purin está indo para uma escola com tecnologia e oportunidades de ponta, Yua está indo para uma escola tradicional, embora não é como se ela estivesse preocupada com isso.
Contudo é nesta nova escola que, devido a um pequeno acidente, Yua Serufu conhece sua veterana (ou senpai se preferir) Rei Yasaku, e vai parar na sala do Clube de DIY – Do It Yourself!!, ou Faça você mesmo!
Depois de experimentar como parafusar um único parafuso e se questionar se aprenderá a fazer as coisas por si mesma se fizesse parte do clube, ela decide que quer construir um banco de praça, com o intuito de resgatar sua proximidade com Purin, que aparentemente também quer isso, mas se faz de difícil.
Assim, Yua se une ao Clube de DIY, sendo a única integrante além de Rei. E agora terão que trabalhar para conseguir mais integrantes e não deixar o clube ser desfeito.
Construir também é manter?
Embora minha pequena grande sinopse englobe praticamente o episódio 1 (sim, pouco né?), o clima para os demais é pré-estabelecido aqui. As demais personagens acabam se juntando ao clube por que sentem vontade, seja por coisas que viveram, ou coisas que querem viver.
Elas são atraídas pela diversão, pela companhia, pela satisfação de construir coisas e pelas amizades. E talvez seja sobre isso que é a vida, não? Fazer as coisas por conta própria, cuidar, manter e se divertir.
É claro que, pode muito bem ser apenas uma interpretação sonhadora minha, já que eu também vivo no mundo da lua como nossa protagonista (e tendo a pensar demais em coisas pequenas), porém acredito que essa seja a mensagem que o desenho quer passar.
Que nós dependemos de nossos próprios esforços para que a nossa vida, e as coisas importantes para nós, continuem a ser divertidas.
Do It Yourself!! estabelece um clima e ambientação muito agradáveis. O traço relativamente simples e por vezes até caricato das personagens é acompanhado por cenários muito vívidos, e uma trilha sonora maravilhosa. Então, não sei como explicar, mas tudo isso se encaixa com um charme maravilhoso.
Passei os três episódios inteiros com um sorriso bobo no rosto. A Yua Serufu, além de ter esse pequeno trocadilho com yourself no nome, é a força motora que faz tudo ali funcionar, com seu jeito direto e descontraído.
Ela dispara frases de efeito sem sentido e fala coisas pela metade para as pessoas, como se já soubessem o que ela estava pensando, e apelida todo mundo.
Apesar de a animação não se preocupar em contar muito sobre as personagens, o que me pareceu bem tangível. Seus motivos, suas vontades e personalidades são suficientes para gerar carisma e te fazer acompanhar elas se juntando no clube e se divertir junto.
Além disso, os roteiro e direção dos episódios são bastante bons, se você for do tipo que dá atenção para isso em animes de comédia, haha.
Finalizando as primeiras impressões de Do It Yourself!!
E eu adorei tudo, é isso, posso acabar esse texto aqui, tchau…
Brincadeira!
É claro que, como em todo Slice of Life, tem muita gente que não vai curtir tanto quanto eu. Do It Yourself!!, em específico, é um anime muito descontraído, para assistir sem esperar coisas muito, muito sérias, ou ficar fazendo comparações desnecessárias – sim, estou falando com vocês pessoas do MAL.
E mesmo assim lida com as personagens como pessoas reais, com seus desafios, problemas e peculiaridades, unindo elas num clube que vai ajudá-las a se desenvolver, enquanto aprendem sobre construir objetos e aprofundam suas amizades.
Por fim, só pra não deixar faltar, tanto abertura como encerramento são maravilhoooosos!
É claro que estou me antecipando aqui, já que esse texto é feito a partir de apenas três episódios, porém duvido muito que vou mudar de opinião depois. Enfim, é fácil um dos melhores animes da temporada para mim.
Assim, eu fico por aqui… E vocês?
Deem uma chance para Do It Yourself!! e se divirtam no processo.